Mente acelerada, o carro desgovernado

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

{Trilha Sonora}

Já aprendi que o que quer que eu faça, se minha mente estiver no “non-stop” mood, nada sairá direito. Até lavar um prato, corro o risco de quebrá-lo e cortar minha mão. A verdade é que as nossas vozes mentais nunca param, porém, podemos encontrar formas de desacelerá-las.

Mas como saber se minha mente está acelerada demais, a tal ponto, que pode mais me confundir do que me ajudar a resolver problemas ou fazer uma tarefa bem feita?

Descobri que o termômetro é tentar fazer algo bem simples da forma mais atenciosa e lenta possível, como: dobrar roupas, lavar louça ou mesmo sentar e prestar atenção na respiração. A respiração é o melhor termômetro de todos, mas nem sempre nos atentamos a ela.

3a9a00b8bd51a92276fef46b3f8d90b0

Às vezes, somos tão levados pelas nossas vozes (ocas) mentais que saímos feito loucos fazendo tudo o que ela fala sem nos darmos conta que estamos desperdiçando energia e tempo em coisas desnecessárias. Por isso, nos atentarmos ao nosso ritmo e fluxo de pensamentos é tão importante quanto escovar os dentes todos os dias. O intuito é realizarmos as tarefas de forma atenta, vagarosamente e com o maior potencial possível.

Exatamente por causa disso que a meditação se expandiu tanto no ocidente nos últimos anos, porque a vida urbana e tecnológica, acelera demais a mente, e quem não se observa, vira um carro desgovernado. Quando voltamos a calma, é como se voltássemos a macro visão de tudo, portanto agimos com clareza, discernimento e de forma “mais certeira”.

Quando dedicamos completamente nossa atenção e foco ao que quer que façamos, nós fazemos bem feito. É quase que uma ordem implantamos no nosso sistema mental. O melhor é, quanto mais praticarmos essa auto-observação, mais atentos e focados nos tornamos. Isso vale para qualquer área da vida. Os pensamentos são muito mais rápidos do que as ações, portanto, integrá-los nos torna, naturalmente, mais eficientes.

0 Flares Facebook 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

2 thoughts on “Mente acelerada, o carro desgovernado

  1. As vezes me pego nesse ritmo louco e me corrijo.Como um simples ato de escovar seus dentes,passa despercebido, entao assim estou me policiando mais a cada dia e até converso comigo mesma nessa hora como se existisse uma outra Maria dentro de mim, e existe .Adorei o texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>