Depressão ou Ansiedade?

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Anos atrás quando eu fazia terapia com uma psicóloga me lembro de ter feito três sessões seguidas chorando por estar angustiada. Na quarta sessão, eu não aguentava mais e lhe perguntei se não me receitaria um remédio, e ela sabiamente disse:

– Você está passando por um processo doloroso e tem todas ferramentas internas para lidar. Remédio não é pílula de felicidade. Tudo bem você estar triste, tudo bem você estar sofrendo, tudo bem você não estar feliz e saltitante.

981a22fe510943179d5eebc4d1db922d

Esta informação me marcou demais. Eu posso não estar feliz. E assim é a vida, com altos e baixos, fases, aprendizados e transformações. Aprendi que quando estou mais down eu preciso ir a fundo “na minha escuridão”. Sempre adorei quartos escuros, apesar de preferir ensolarados. Me retirar de cena e ficar na minha caverna, escrever tudo o que sinto, meditar, respirar e meditar me traz para o meu centro, traz as respostas que preciso para seguir em frente.

7012f24f9828f81e813341418dbd2a80

Se está deprimido, está vivendo o passado. Se está ansioso, está vivendo o futuro. Se está em paz, está vivendo o presente.

Acredito que todos nós temos dons e motivações diante da vida. Se a depressão fosse interpretada como “algo espiritual”, seria o momento de se retirar um pouquinho do mundo, meditar a fundo em sua própria escuridão, levar a luz lá dentro e voltar para o mundo ainda mais consciente e segura de si. No livro, Adultério de Paulo Coelho, há um xamã que diz algo similar à protagonista, ele a orienta a curar o vazio interior e lhe ensina a pedir luz para um espírito protetor.

0ef72ce8e225cb57929712fc13dbb8bb

*Receita de aromaterapia: Quando estou mais down, gosto de usar alecrim no travesseiro (erva ou óleo), já quando estou mais ansiosa e tensa, a lavanda é a companheira da vez (seja a planta seja o óleo essencial).

Acho que ir para dentro silenciosamente para se resgatar é um caminho lindo e extremamente normal. Perde quem não o faz, perde quem terceiriza suas emoções, perde quem não se dá ao trabalho de assistir a si próprio. No silêncio, zelando pela calma e compreensão por si mesmo, nos fortalecemos e a nossa sabedoria interna nos lembra o por que estamos aqui.

 

 

0 Flares Facebook 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>