Filosofias Helenísticas

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

{Trilha Sonora}

A cada dia que se passa acumulo histórias e feelings para contar. Mas quando estou nessas fases de intensa “experiência pela vida”, onde em um dia vivo dez histórias é muito difícil para mim transformá-las em uma coisa só e escrever aqui. Desde dezembro tenho acumulado muitas experiências e novos insights. Estou ainda digerindo e me transformando diante desses “novos começos” para em breve metralhar por aqui as ideias do que está surgindo dessas diversas aventuras.

Listo aqui alguns pensamentos randômicos:

d3ac52816c4db69060cdaf4149ea7694

Pensamento que me norteia desde 2014: Quanto maior a sua tempestade mais brilhante será o seu arco-íris.

Nada é o que parece ser

É batido e já escrevi aqui outras vezes, mas… quando ouvimos um fato, ele é apenas um fato, um acontecimento. Ao interpretarmos, criamos uma história. Mas para entendê-la e interpretá-la de forma mais próxima da verdade é necessário se colocar no lugar de cada personagem da história. Se você não toma partidos (para isso é necessário se separar de suas próprias projeções) há uma compreensão maior de um todo.

O Perdão

Perdoar é reconhecer a dor gerada em você causada por um outro. Portanto, perdoar o outro é você se libertar da dor que carrega em você mesmo. O perdão vai além do certo e errado, ele te liberta da sua dor, seja ela qual for. Ele não te enfraquece, ele não diminui o que um outro fez, mas ele te cura e assim te fortalece.

Os Elogios X As Críticas

Eu acredito no conceito do ego definido pelo autor Eckhart Tolle. O ego é a nossa mente, é o passado e o futuro; é ilusão e não a verdade. Críticas ou elogios alimentam o ego (inflado ou ferido). Porém ele fica desarmado quando você age genuinamente ligado ao seu coração (a sua alma e/ou propósito). Quando uma escolha, uma posição, uma postura surge da sua verdadeira origem, ela está acima das críticas ou elogios. E o mais incrível é a certeza e a paz que surgem no seu coração fazendo-o pulsar. Você sente que tem tudo do que necessita e fica à parte de críticas ou elogios, com ou sem apoio dos outros.

349d25317875533c16c685bdb0ea70c0

Seja a excessão! Tudo que é diferente “do padrão” costuma ser rejeitado (na moda, na religião, na cultura, nas artes e etc). Chama a atenção porque é “estranho”. Muitas vezes é o melhor, uma ideia inovadora e transformadora, mas a mente condicionada a enxergar sempre da mesma forma não consegue perceber. É na excessão, no diferente, no estranho que está a verdade maior.

A Essência

A sua verdade não está na sua fantasia de carnaval, nem na origem da sua família e muito menos nos encontros com os amigos para uma tarde gostosa de verão. Você percebe a sua vida pulsando em você quando está em silêncio com você mesmo, por exemplo: quando fecha os seus olhos antes de dormir, quando respira profundamente logo que desperta, quando sente uma alegria tão profunda que não necessita compartilhá-la com um outro porque sentí-la por si só é suficiente, te basta. É nesses encontros profundos e pacíficos com a solitude que está a sua maior verdade. É onde você encontra as suas respostas e a sua calma. Daí sim brota uma compaixão maior por tudo.

A Paixão

Certamente é uma das energias mais poderosas da vida. Ouvi de uma amiga íntima esses dias: “Você sempre foi de seguir suas paixões o que de fato é um ato de coragem.” Para mim, a paixão é uma das energias mais essenciais para me manter viva. A paixão por um trabalho, por uma cidade, por uma pessoa, por um hobbie deixa a vida colorida, alegre e aumenta o meu vigor. É uma energia forte e só com a maturidade aprendi a usá-la de forma construtiva (sim! porque ela pode ser altamente destrutiva). Esse é um dos grandes segredos da vida: usar a paixão com um direcionamento construtivo e para isso é necessário coragem. A coragem nada mais é do que enfrentar os desafios com medo porém não se deixar paralizar por eles.

A Paciência

A natureza nos ensina a nos conectarmos com a sabedoria do tempo (plantar e colher, as quatro estações, as fases da lua). As crianças ensinam aos pais a ter paciência desde que o bebê está na barriga da mãe e ela precisa aguardar pelos nove meses. Cada mês de vida de um bebê há uma imensa mudança e para cada aprendizado da criança foi necessário um tanto de paciência dos pais (e professores) para ela integrar. Ter paciência com nós mesmos durante os nossos aprendizados, afinal a vida é um parque de experiências e aprendizados, é uma grande virtude.

A Intensidade

Há certos acontecimentos que são atemporais. Não importa se a experiência durou um dia, um mês ou um ano, mas sim, a intensidade com que foi vivida. Quantas curtas viagens de férias me transformaram para o resto da minha vida? “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” – M.J.P. de Silva

0 Flares Facebook 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>