O motorista e Eu

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Outro dia, em mais um “Uber-Papo-Cabeça”, eu pedi para o motorista usar o waze e ir rápido porque (para variar) eu estava atrasada para um compromisso. Aí o motorista dei a brecha para um papo muito interessante:


 

Motorista – Vamos lá! Tenho vivido tanta adrenalina que será fácil!

Eu – Como assim? Então você precisa respirar, homem! Aprendi com uns indianos que a nossa respiração é um termômetro de como está a nossa mente. Quando estamos muito acelerados, mal respiramos. Se você está com muita adrenalina, você então precisa inspirar len-ta-men-te, segurar o ar por dez segundos expirar ainda mais lentamente.

Motorista – Nossa! Você tem toda razão. Meu sogro, um homem que considero muito inteligente e sábio, sempre fala sobre isso. Eu não sei nada de meditação e respiração, mas isso que você disse faz todo sentido.

9dd86d259e48194f3931fb2dbf195c96

Eu – Me desculpa! Mas é que escrevo sobre minhas experiências com essas coisas e acabei de escrever um livro também que conto um pouco disso, então para mim é “natural” falar e dar a dica (risos). Mas quando estamos pilhados, respirar com consciência é mesmo a melhor a fazermos porque nos traz para o momento presente. Saímos da bagunça de ficar lembrando de alguma coisa ou focando em algo que vamos fazer. E assim, fazemos tudo melhor.

Motorista – Nossa! Que insight que você está me dando. É isso mesmo. Penso demais e percebo que fico ainda mais nervoso.
 
Eu – É eu sei… você, eu e todos os humanos tem esse problema. Mas conforme você começar a trazer consciência para o momento presente e para a respiração, você vai ver que aos poucos, uma calma vai crescendo em você. Aí, o que antes era um problema e você pensava em no mínimo cinco soluções e possibilidades, de repente, tem uma escolha certa e ponderada. Não adianta você ter mil possibilidades se a escolha será apenas uma. Então é melhor ter uma mente calma que faz uma boa escolha com tranquilidade, do que uma mente acelerada e cheia de adrenalina que pensa em mil escolhas.
Motorista – Nossa, nossa! Você de como eu precisava ouvir exatamente isso tudo que você está me falando.

Eu – Que bom! Mas a vida é assim, tudo o que buscamos vem ao nosso encontro. Fico feliz que minhas palavras te ajudaram. Nosso cérebro usa 80% da nossa energia. Respirar com consciência ajuda mesmo a equilibrar tudo, parece que o oxigênio distribui a energia e equilibra tudo. Há algo que você ama fazer e parou de fazer?

Motorista – Sim! Faz três anos que eu não pedalo mais. Eu viajava muito para competir, não por dinheiro mas por gostar mesmo. Amo pedalar e as competições.

Eu – Então volte a pedalar. Se você voltar a praticar algo que você ama, você terá cada vez mais insights que te nortearão.

Motorista – Olha, estamos chegando. Muito obrigada, você realmente não faz ideia de como fi importante para mim esta conversa. Muito bom!

Eu – E você não faz ideia como é isso que eu amo fazer… e fico feliz quando alguém me ouve e sente dentro dela um sentido em tudo o que eu disse. Boas festas, obrigada e até a próxima.

Motorista – Obrigada, Helena, para você também.

E assim, saí do carro, me sentindo grata a vida… Mensagem trocada. Coração tocado!

0 Flares Facebook 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>